Estar por dentro de tudo o que acontece no dia a dia da sua área de atuação é um diferencial que permite aproveitar as melhores oportunidades. No mercado contábil não poderia ser diferente.

Quando sabemos administrar uma empresa de forma a evitar burocracias desnecessárias, automaticamente conseguimos poupar tempo e energia em certas atividades. Tudo isso se tornou possível graças ao avanço da tecnologia e hoje, vamos apresentar a você as tendências do mercado contábil que podem ser utilizados em pontos estratégicos, como fazer o bom uso das ferramentas, conquistar novos clientes e atendê-los com qualidade.

Boa leitura!


1. Adaptação às novas tecnologias será um diferencial

 

Já que estamos falando de tendências no mundo contábil, nada melhor que começar falando sobre inovação, não é mesmo? Pois bem, para o ano de 2022, o governo brasileiro planeja encerrar o trabalho manual que é feito na hora de calcular a folha de pagamento, do INSS e do FGTS.

Dessa forma, bastará apenas o contrato de trabalho e o registro de ponto para calcular a folha de pagamento. Muitas empresas de contabilidade já se adequaram a essa nova prática.

É importante ressaltar que, os serviços destinados a prestar auxílio em questões burocráticas das empresas, como por exemplo a formalização do seu negócio, o cálculo de impostos e folha de pagamento ficarão no passado.

Mas, para isso acontecer, é necessário que o profissional esteja adaptado aos novos recursos tecnológicos a fim de usá-los como diferencial para sua atuação na área.


2. Profissionais multifuncionais


Além da adaptação às tecnologias, os profissionais do setor contábil tem cada vez mais deixado de ser um especialista em lidar com questões burocráticas diárias para se tornar um colaborador capaz de dar sugestões relacionadas às empresas.

Por exemplo, em empresas de pequeno porte, é comum encontrar novos empreendedores que oferecem oportunidades de negócios. Neste caso, é essencial que os profissionais contábeis possam apresentar soluções inovadoras para que esses empreendedores se tornem bem sucedidos no seu empreendimento.

Uma tarefa super importante que irá garantir melhores resultados tanto para o empreendedor quanto para sua carreira individual.

Por outro lado, empresas de grande porte também precisam considerar a necessidade de adaptação e também a interação constante com outras áreas. Para isso, será necessário desenvolver inteligência emocional, além da capacidade de gerenciar conflitos.

3. Consultoria personalizada


Para muitos, as facilidades tecnológicas podem gerar certos conflitos entre contador e clientes, mas não para profissionais flexíveis e preparados que transformam possíveis tendências desfavoráveis em oportunidades.

Ou seja, com as tarefas técnicas sendo desempenhadas por meio de automação, é possível ceder mais atenção às necessidades dos clientes, oferecendo assim, soluções personalizadas.

Dessa forma, a consultoria passa a ser uma oportunidade de se aproximar mais do cliente e também apresenta um caminho mais lucrativo entre as tendências da contabilidade. Assim, o contador cria laços de confiança e satisfação com o cliente.


4. Esteja por dentro das novas mudanças


As mudanças são constantes em todos os setores empresariais, por isso, é de extrema importância que estejamos aptos a nos adequar a elas. O surgimento de novos empreendimentos, por exemplo, tem exigido cada vez mais a adaptação por parte dos profissionais de contabilidade.

Dessa forma, será mais fácil atender as demandas e apresentar novas propostas de negócios quando estamos flexíveis a essas novas mudanças.

Além disso, é essencial analisar e compreender o potencial de possíveis novos clientes, já que empresas enquadradas no MEI, por exemplo, possuem um mercado promissor, pois o faturamento inicial é muito baixo, mas tende a aumentar na medida que o negócio vai crescendo.


5. Escrituração digital


Como já citamos acima, a tecnologia é um dos grandes motivos de crescimento para empresas de pequeno, médio e grande porte. Com isso, entre as diversas ferramentas inovadoras que facilitam os processos burocráticos, está o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), da Receita Federal.

Essa ferramenta permite que os contribuintes cumpram suas obrigações fiscais por meio digital. Assim, não há necessidade de preencher e entregar documentos impressos aos órgãos competentes.

Dito isto, a escrituração é feita de forma digital, por meio de documentos com assinatura eletrônica que ao final, são validados judicialmente por certificação digital.

Essa é uma maneira prática e segura de reunir todas as informações trabalhistas, tributárias e legais. Mas para isso acontecer, é necessário que o contador tenha bons conhecimentos de informática, além de dominar o programa e conhecer todos os detalhes que estão envolvidos no processo.


6. Pagar nunca foi tão fácil, use o PIX


Os métodos de pagamento estão cada dia mais rápidos e eficientes. O PIX por exemplo, permite transações financeiras em tempo real, algo sonhado a muito tempo por empresários.

Com a ferramenta é possível transferir e receber dinheiro instantaneamente a hora que quiser. Suas vantagens têm se tornado cada mais atraentes para todo o Brasil e é fundamental que os profissionais contábeis auxiliem todas as empresas no processo de adaptação dessa poderosa ferramenta.


7. Use e abuse das redes sociais


A presença digital não é uma tendência, mas sim uma necessidade que deve ser sempre lembrada. Afinal, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?

Quando uma empresa de contabilidade não está presente em sites ou redes sociais, é muito provável que esteja perdendo uma grande quantia de clientes. Então, é de suma importância investir na existência da sua empresa.

O Instagram e Facebook são excelentes ferramentas para alavancar o seu negócio e conquistar audiência. Por outro lado, ter um site bem construído e devidamente otimizado terá um ótimo ranqueamento no Google e, consequentemente, você será visto.

Agora que mostramos para você como essas ferramentas podem ajudar sua empresa contábil, que tal colocá-las em prática?

As tendências para a contabilidade só tendem a melhorar o desempenho dos trabalhos contábeis, com a tecnologia, agilidade e segurança.

Palavras chave: Mercado contábil / contabilidade 2022 / tendências