Um sistema contábil em nuvem é sem dúvidas um dos melhores jeitos de otimizar a rotina de trabalho de uma empresa, o cloud computing já está consolidado como uma das boas práticas administrativas de qualquer organização. A redução dos custos de infraestrutura e maior agilidade no manuseio de documentos é um dos benefícios de uma estrutura baseada em nuvem, melhorando ainda mais a produtividade de todos os setores.

Nesse blog, você ficará ciente das vantagens que um sistema contábil em nuvem pode trazer a sua empresa. Acompanhe.

O que é e como funciona 

Um sistema em nuvem é aquele que opera usando a tecnologia cloud, ou seja, o ato de arquivar e operar arquivos no formato eletrônico, através de um servidor remoto. A computação em nuvem faz parte de uma grande parcela do nosso dia, mesmo que não percebamos. É o caso dos e-mails, redes sociais, sistemas escolares virtuais, canais de assinatura etc.

Podemos dar como exemplo de um sistema em nuvem o famoso ERP, um recurso que facilita a gestão do negócio e direciona o empresário na tomada de decisão.
Tanto o ERP como o sistema contábil utilizam uma única mecânica, o acesso ao servidor colaborativo através da tecnologia.

Esse sistema serve como uma boa alternativa para as organizações em caso de mudança da modalidade de trabalho. Nesse sistema, são utilizadas ferramentas para facilitar a comunicação, gerir tarefas e demandas, além de facilitar a organização dos setores, por ser usado um sistema unificado de trabalho.


Quais as vantagens em usar o sistema contábil na nuvem? 

Esse é um sistema que carrega muitos benefícios tanto para a empresa quanto para os clientes. O que mais vem ganhando destaque, por ter sido de grande utilidade em meio a pandemia, é a facilidade com que as coisas podem ser armazenadas e compartilhadas. Mas não é só isso que faz as organizações brilharem os olhos quando se fala de sistema contábil em nuvem, existem muitos outros benefícios, acompanhe.


Flexibilidade

A solução de contabilidade baseada em nuvem oferece total flexibilidade para acessar seus dados comerciais de qualquer lugar e a qualquer momento.


Recuperação de desastres

As empresas que optaram por soluções baseadas em nuvem, incluindo Software como Serviço, tem acesso de forma fácil à recuperação de desastres. Como por exemplo a criptografia dos dados por um vírus. O fornecedor de nuvem pode entregar uma solução completa com backups e alternativas de acessos prevenindo muitos problemas.


Atualização automática

Utilizar um sistema contábil na nuvem com atualização constante permite que a empresa sempre mantenha o fluxo de trabalho, sem precisar baixar nenhum app ou atualizar sistemas. Proporcionando maior segurança e menos dor de cabeça com questões de gerenciamento de servidores.


Segurança

Sempre há uma ameaça de perda de dados ao usar o software de contabilidade tradicional, mas na solução de contabilidade em nuvem, os usuários podem armazenar seus dados, arquivos e também podem definir permissões de acesso. Sem contar que ao utilizar um sistema contábil na nuvem, sua empresa fica segura quanto a possibilidade de fraude e invasão do software.


Informações em tempo real

Os dados podem ser acessados de onde você estiver. Da mesma forma, esse recurso ajuda os proprietários e contadores a gerenciar e compartilhar os dados, arquivos, faturas, despesas e vendas de forma eficiente.


Colaboração aprimorada

Tanto proprietários, contadores e colaboradores de pequenas empresas, podem ter acesso multiusuário e fácil colaboração com seus colegas de equipe e com os clientes.

Certamente, há muitos outros benefícios em utilizar um software em nuvem.
Por isso, prefira as empresas que oferecem suporte técnico especializado, sistema robusto de segurança e integração entre as plataformas contábeis e de gestão, pois é assim que sua empresa se manterá segura de futuros eventos prejudiciais. A JCS está há mais de 25 anos no mercado da contabilidade, oferecendo aos nossos clientes o melhor e mais seguro atendimento. Entre em contato com a gente!

Palavras chave: dados / sistema contábil / nuvem / empresas / segurança