Com 2019 chegando ao fim, é tempo de avaliar os resultados do ano e definir os objetivos do próximo. E, na hora de realizar o planejamento anual, é preciso ter a contabilidade como aliada, para garantir o crescimento saudável da sua empresa e manter-se dentro da legalidade.

O que é o planejamento contábil?

O Planejamento Contábil contempla informações como receitas, despesas, obrigações tributárias e qualquer operação que impacte o caixa. Além de ajudar a reduzir os gastos fiscais, ele também permite tomar decisões com foco nos objetivos de negócio. Com uma análise de períodos anteriores e previsão de ganhos e custos futuros, fica mais simples entender como aplicar o capital sem correr riscos, mantendo a empresa competitiva e lucrativa.
Entre as principais vantagens de um bom planejamento contábil, estão:

  • Maior controle sobre o que entra e sai do caixa;
  • Evitar multas e taxas do fisco;
  • Garantir informações valiosas sobre a condição financeira da empresa para elaboração de estratégias;
  • Contribuir para melhores resultados.

 

Como fazer o planejamento contábil da sua empresa

 

1-Avalie o desempenho do ano atual e estabeleça metas

Tenha em mãos relatórios do desempenho de todas as áreas da empresa para entender melhor como os recursos estão sendo utilizados. É a partir dessa análise que vai ser possível fazer uma projeção de crescimento para o próximo ano e, a partir daí, estabelecer metas e o orçamento. Também é importante avaliar se, com o crescimento esperado, sua empresa não vai ultrapassar os limites do regime tributário. Se for o caso, é indicado alternar para o sistema mais adequado logo no início do ano, para evitar multas.

2-Organize as contas a pagar e a receber

O planejamento é o momento certo para você colocar no papel tudo o que já tem previsão que vá receber ou gastar: folha de pagamento de funcionários, fornecedores e mensalidade clientes são alguns exemplos de gastos e receitas que você pode prever. Organizando as datas e fazendo um controle minucioso durante o ano, evita-se a contração de novos débitos e o pagamento de multas por atraso. Essa previsão também ajuda a ter uma previsão do orçamento disponível para investimentos em cada mês.

3-Fique de olho no calendário de tributos

Assim como o item anterior, é importante já se programar para o pagamento de impostos. Organize essas datas de uma só vez, ainda no momento de planejamento, para não ser pego de surpresa. Também é importante deixá-las disponíveis para toda sua equipe, ampliando a transparência. Lembre-se que o atraso de tributos, principalmente se forem recorrentes, pode gerar problemas legais para a empresa e seus sócios.

4-Não se esqueça de monitorar

Não adianta fazer o planejamento, guardá-lo e só voltar a vê-lo ao fim do próximo ano. É importante fazer um acompanhamento periódico (bimestral, por exemplo) para verificar se as metas estão sendo atingidas e identificar pontos que precisam ser ajustados. Só assim você garante um resultado satisfatório.

Controle Contábil

E falando de planejamento contábil, há um tipo de monitoramento que não pode ficar de lado: o controle contábil. O responsável pela contabilidade da sua empresa deve avaliar frequentemente as entradas, saídas, custos e saldos operacionais para, então, diminuir o saldo final do inicial e saber como foi o desempenho financeiro durante o período.
O momento de pensar os próximos passos de uma empresa é ideal para adotar novas ideias e assumir riscos, mas sem a segurança financeira para tal, os resultados podem ser desastrosos. Por isso o planejamento contábil deve ser levado a sério e executado por um profissional que saiba prover análises valiosas.

 

Tem dúvidas sobre o assunto?

Desde 1995 a JCS Contabilidade atende as empresas de Tijucas e região com um alto padrão de qualidade e agilidade, transformando-se em referência em serviços contábeis. Entre em contato com nossa equipe!

Palavras chave: planejamento tributário, planejamento 2020, planejamento empresa