A Participação nos lucros da empresa e a Participação nos Lucros e Resultados são estratégias inteligentes para aproximar, motivar e cativar os colaboradores da sua organização, fazendo deles parceiros, e obtendo ainda mais resultado positivo para dentro da empresa.

Para a normatização destes privilégios, foi sancionada a lei 10.101 , 19 de dezembro que estabeleceu as especificidades de cada uma e gerou critérios para que a escolha mais sensata seja feita em diferentes situações.

O Blog Post de hoje explicará tudo que você precisa saber para implementar esses benefícios na sua empresa. Para saber mais continue a leitura!

Entenda o que são PPR e PLR


Os dois recursos compartilham de uma mesma vantagem que reconhece o esforço e empenho dos membros da equipe de trabalho retribuindo com uma porcentagem dos resultados adquiridos no período estabelecido.

Caso a organização decida implementar a prática, além de oferecer um grande diferencial ela também garante a permanência e a captação de talentos, todavia de acordo com a Lei estabelecida fica obrigatório a apresentação deste recurso a todo funcionário da empresa independente do cargo ou função.

Qual a distinção entre os termos?


O Programa de Participação nos Resultados (PPR) busca atingir o máximo de produtividade visando o desempenho de seu funcionário, ou seja, incentivar a buscar cumprir as metas e objetivos impostos. O valor pago aos colaboradores pelo atingimento das metas não deve comprometer a porcentagem de lucro obtida no período.

No Programa nos Lucros e Resultados (PLR) apesar de também haver recompensas para os colaboradores o modo como é concedido é diferente pois neste caso a bonificação vem se a empresa obtém lucros significativos sobre a produção no período demarcado.

Então, se você busca mais segurança vá em direção a PLR para a sua organização pois é ela que te assegura de riscos, ou seja, você só pagará a partir de ganhos obtidos, não precisando arcar com o benefício no caso de uma crise. Já na PPR o pagamento é contínuo desde que as metas sejam alcançadas, mesmo em meio a uma crise.

A análise de ambas as opções é necessária para ter certeza de qual faz mais sentido para a sua organização e o planejamento da mesma.

Afinal, qual as vantagens de cada uma dentro de empresas?


Certamente a vantagem que faz parte dos dois grupos é o aumento da motivação dos funcionários. Ao se sentirem recompensados com a divisão dos ganhos obtidos, os profissionais tendem a se mostrar mais engajados com os objetivos da empresa.

Além disso as estratégias trazem consigo outros benefícios que vale destacar aqui:

PPR

 

  • Aumenta o comprometimento com as metas;
  • Aumenta a motivação para o trabalho;
  • Promove melhorias no processo produtivo;
  • Melhora a eficiência da produção;
  • É isento de encargos trabalhistas e de imposto de renda.

 

PLR

 

  • Aumenta a motivação para o trabalho;
  • Melhora o nível de satisfação e o clima organizacional;
  • Reduz a rotatividade e atrai os melhores talentos;
  • Só é paga quando a lucratividade é assegurada;
  • É isenta de encargos trabalhistas.

 

Tanto o PPR quanto a PLR são ótimas formas de valorização dos funcionários. Não se dá apenas por oferecer prêmios e bonificações financeiras, essas estratégias reforçam a importância do trabalho coletivo e da contribuição de todos para o alcance das metas.

Estabelecendo esses benefícios na sua empresa


Em primeiro lugar você precisa buscar sempre o planejamento da sua empresa e analisar qual das estratégias faz mais sentido implementar, acompanhar passo a passo do processo é importante para garantir que o investimento valerá a pena.

Ter clareza em relação às informações sobre como acontecerá, quais serão as oportunidades e os benefícios é essencial para uma negociação favorável.
O ouro está no cuidado com a criação de uma proposta atrativa para os colaboradores, pois é por ela que a motivação virá e o senso de pertencimento para com a organização aumentará.

Se este Blog te ajudou veja os outros que temos aqui, com as informações que encontra em nosso site você economiza tempo e dinheiro.

Palavras chave: Benefícios, PPR,PLR, Empresa, Organização