Você com certeza já deve saber que a contabilidade é um fator crucial quando o assunto é administração e gestão de empresas, certo? Há décadas a contabilidade vem acompanhando a tecnologia e o avanço dos meios de comunicação para implementar estratégias de alta performance no gerenciamento de empresas.

A contabilidade 5.0 é um método que vem inovando cada vez mais essa área, e tem o poder de fazer com que as empresas se destaquem no mercado tão competitivo. Agora vamos te explicar de maneira prática como funciona esse processo, continue lendo.


O que é Contabilidade 5.0?

 

A Contabilidade 5.0 é um produto de transformação digital, que, de maneira geral, é a forma mais moderna de realizar a contabilidade de uma empresa atualmente. Nesse mundo tão avançado, as instituições procuram se diferenciar para atingir mais objetivos, alcançar cada vez mais clientes e ter os melhores resultados no mercado.

Dito isto, a Contabilidade 5.0 trata-se de uma visão estratégica dos recursos tecnológicos, além da implementação de metodologias ágeis na rotina das companhias.

Vale ressaltar que esse método já ocorre há algumas décadas e vem oferecendo grandes vantagens e mudanças nessa área.


Como funciona e quais são as vantagens?


De fato, a Contabilidade 5.0 é marcada pelo rompimento da lentidão em processos burocráticos e a redução dos custos e da margem de erro.

Os processos contábeis e financeiros de uma empresa podem ser terceirizados, ou seja, contratar especialistas em determinadas áreas é uma forma eficaz de diminuir custos e agilizar os processos. Dessa forma, é possível contar com a ajuda de atividades como emissão de documentos fiscais, fluxo de caixa, contas a pagar e receber, registros contábeis, entre várias outras. Todos esses exemplos podem ser feitos em tempo real.

Além disso, a contabilidade 5.0 garante mais segurança e credibilidade em toda a gestão do negócio.


Desenvolvimento entre décadas


Estar atuando no ramo contábil significa estar em constante aperfeiçoamento, buscando sempre novas formas de automatizar os processos burocráticos, e é por isso que a transformação digital chegou para deixar a contabilidade ainda mais inovadora.

Para você compreender melhor do que estamos falando, separamos uma breve linha do tempo para você observar o desenvolvimento da área e entender como alguns assuntos se mesclam ao longo desse período. Veja:

Contabilidade tradicional - Aqui encontra-se a primeira fase da contabilidade, caracterizada pelo uso de papel e todos processos burocráticos feitos manualmente com uma margem de erro muito grande.

Contabilidade 2.0 - Um grande avanço, pois a primeira fase digital da contabilidade começa aqui. Entra o uso de computadores e softwares para agilizar o processo e desde então, passou-se a pensar em mais valor agregado e a integração de informações.

Contabilidade 3.0 - A partir daqui, percebeu-se que a digitalização dos processos não seria o suficiente para tornar a contabilidade em algo mais ágil e lucrativo. Desde então, foram adotados novos conceitos, como a computação na nuvem, algo que possibilita fazer consultas em tempo real. Nessa época, houve um grande aumento na qualidade de serviços contábeis.

Contabilidade 4.0 - Após alguns anos, ocorreu a chegada de alguns conceitos tecnológicos como por exemplo,a Inteligência Artificial, que causou uma grande mudança na mentalidade dos contadores. Essa tecnologia viabilizou um serviço personalizado, transformando a visão burocrática e operacional em algo mais estratégico.

Contabilidade 5.0 - A alta tecnologia entra em jogo na rotina contábil. Nessa fase, recursos como Big Data, Inteligência Artificial, Análise Preditiva são incorporados no sistema, permitindo um grande processo de melhorias.

E você, quer ficar na contabilidade tradicional ou quer impulsionar sua empresa para outro patamar? Nessas horas, conte com a ajuda de um profissional que realmente entende do assunto para te auxiliar e explicar todo o processo.

Quer saber mais sobre como implementar a contabilidade 5.0 na sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe de contábeis através do telefone (48) 3263-024 6 e solicite assessoria completa.

Palavras chave: contabilidade 5.0