Com a facilidade do mundo digital que nos rodeia hoje em dia, ficou fácil atender demandas que antes exigiam mão de obra e tempo para serem realizadas. Pensando em agilidade e redução de custos, foi criado o Certificado Digital, para atender as necessidades de empresas, oferecendo segurança e integridade de informações.

O Certificado Digital é uma identidade eletrônica que identifica de forma inquestionável uma pessoa física ou jurídica. Ele permite que você assine documentos em qualquer parte do mundo, com o mesmo valor jurídico de um documento assinado a punho. Além disso, garante que suas informações sejam confidenciais, autênticas e íntegras.


Para que serve o Certificado Digital?

 

Além das características já citadas, ele também pode ter acesso a portais governamentais restritos e enviar informações, como o Imposto de Renda, tudo isso na palma da sua mão de forma rápida e segura.

Assinatura de documentos digitais - Os documentos assinados com o Certificado Digital tem o mesmo valor que uma assinatura feita a punho no papel e sem precisar reconhecer pelo cartório. Entretanto, esse meio de assinatura dispensa o uso de papel, tinta para a impressão, transporte e mão de obra, permitindo assim, assinar em qualquer lugar e a qualquer momento.

Acesso a sistemas com informações confidenciais - Os sistemas com informações confidenciais, principalmente de órgãos governamentais, só podem ser acessados com a confirmação de identidade. Nestas horas o certificado digital entra em ação com sua segurança, agilidade, comodidade e ainda economiza insumos.


Quais os tipos de Certificado Digital?

 

Existem diversos tipos de Certificados Digitais que são aplicados em casos específicos, dependendo da necessidade de cada empresa.

Porém, antes de adquiri-los é importante conhecer como cada um funciona e os tipos de demanda que eles atendem.

Conheça os tipos de certificados disponíveis no mercado e veja qual melhor se encaixa no seu negócio:

Tipo A - (certificado de assinatura digital) A1, A3 e A4

O certificado Tipo A é o mais utilizado, podendo ser aplicado para atestar a fidelidade de qualquer tipo de documento virtual. O objetivo é identificar o assinante, confirmar a integridade do documento e a fidelidade da operação realizada.

Esse tipo de certificado é utilizado por empresas que precisam realizar o envio de documentos digitais assinados.

Tipo S - (certificado de sigilo/confidencialidade) S1, S3 e S4


Quando o assunto é sigilo e confidencialidade, o Tipo S atende suas necessidades. Com esse certificado é possível criptografar os dados de um determinado documento, para que seja acessado por outra pessoa somente com um certificado autorizado, evitando vazamento de informações.

Os documentos assinados se tornam inacessíveis para pessoas que não tem autorização, tornando-se muito mais seguro transmitir informações sigilosas.

Tipo T - (certificado de tempo T3) 

O objetivo desse tipo de certificado é atestar quando um documento digital foi emitido, deixando registrado a hora e a data sobre determinada informação.

Para evitar fraudes e adulteração de dados, o Tipo T utiliza uma terceira parte certificadora para atestar o momento exato que o documento foi emitido. Dessa maneira, pode ser integrado junto a outros tipos de certificados para reforçar a segurança das transações.


Mas afinal, onde é armazenado?

 

Agora que você já conhece os tipos de certificados, é importante saber que os mais utilizados são os do Tipo A, em especial, o A1 e A3. O principal diferencial entre eles é a forma como as chaves criptográficas são geradas e armazenadas.

Certificado A1 - É instalado e armazenado no computador ou dispositivos móveis e sua validade é de 1 ano.

Certificado A3 - É instalado e armazenado em mídia criptográfica na forma de Cartão, Token ou Nuvem, ambos podem ter validade de 1 a 5 anos.


Vantagens de integrar o Certificado Digital a sua empresa

 

Economia de insumos - Por ser um processo todo feito por meio eletrônico, o Certificado Digital reduz os custos relacionados a impressão, armazenamento de papel, transporte e mão de obra, melhorando assim, a eficiência operacional.

Mobilidade e agilidade - Com o Certificado é possível formalizar negócios de qualquer lugar do mundo, a qualquer dia ou hora. Por exemplo, uma empresa do Brasil quer firmar parceria com uma empresa dos Estados Unidos. Para isso acontecer, basta acessar a plataforma, seja ela por celular, tablet ou computador, para assinar os documentos.

RG do mundo digital - O Certificado é um documento que identifica uma pessoa ou empresa de forma inquestionável por meio eletrônico, por isso é considerado o RG do mundo digital.

Segurança Jurídica - Documentos assinados com o Certificado Digital possuem validade jurídica e a mesma confiança pública que um cartório garante.

Na hora de decidir qual o melhor tipo de certificado se encaixa com a sua empresa, conte com a ajuda de especialista na área. Assim, ele indicará qual o melhor e como você deve seguir no processo.

O certificado digital foi criado para facilitar a vida de pessoas e empresas para otimizar o tempo e produtividade de tarefas que normalmente levariam dias para serem concluídas. Agora que você já sabe o que é Certificado Digital e como ele funciona, que tal implementar na sua empresa? Caso tenha ficado com dúvidas, entre em contato conosco pelo telefone (48) 3263-0246 .

Palavras chave: Certificado Digital