Os Indicadores de Liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa diante das suas obrigações junto a fornecedores e funcionários e são fundamentais para que os gestores tomem decisões sobre futuros investimentos. Saiba quais são:

Corrente:

Ele é calculado dividindo-se o ativo circulante (de curto prazo) pelo passivo circulante (empréstimos, financiamentos, impostos e fornecedores). Sua função é medir a capacidade do cumprimento das obrigações a curto prazo (12 meses). O valor calculado deve ser igual ou superior a 1, o que indica que o gestor está preparado para pagar os seus compromissos.

Seca:

É semelhante à Corrente, porém no cálculo deve-se excluir as informações de estoque para informar a real liquidez do ativo circulante. Sua fórmula é assim: (ativo circulante – estoque) / passivo circulante.

Imediata:

Indica os montantes que podem ser imediatamente transformados em dinheiro, demonstrando que a empresa está preparada para lidar com as incertezas do mercado e emergências financeiras. Calcula-se assim: disponível / passivo circulante.

Geral:

Diferentemente dos anteriores, esse está relacionado aos compromissos de médio e longo prazo (que superam 1 ano). Com a aplicação contínua desse indicador, o gestor poderá definir se a empresa está diminuindo ou aumentando sua liquidez em relação aos períodos anteriores. Sua fórmula é (ativo circulante + realizável a longo prazo) / (passivo circulante + passivo não circulante). Caso o índice fique abaixo de 1, a empresa não terá condições de pagar suas obrigações futuras.

Palavras chave: Indicadores de liquidez, contabilidade gerencial, gestão contábil